Juliana Guimarães é especialista em provas de inglês para ANPAD, CENEX e outras provas de mestrado e doutorado.

My Image

QUEM É

JULIANA GUIMARÃES?

Juliana Guimarães não é simplesmente uma professora. Como dezenas de alunos já descobriram, ela é uma especialista em provas e didática. Com seu método baseado no inglês instrumental, Juliana Guimarães busca compreender as necessidades de aprimoramento de cada aluno que, como você, tem os pontos fortes para serem potencializados e os pontos que precisam ser trabalhados.

TITULAÇÃO


 Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais.


 Licenciatura em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais.


 MBA em Marketing pelo IBMEC-MG.


 Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.


 Professora de Inglês Instrumental para ANPAD,  UFMG (CENEX), Mestrado e Doutorado desde 2005.

Quando eu comecei a estudar inglês, eu nem gostava nem desgostava da língua. Fazia simplesmente porque os meus pais acreditavam que ajudaria no vestibular e realmente ajudou.  Quando eu mudei para Belo Horizonte para fazer um curso universitário, eu pensei em parar de estudar inglês, pois não via razão para continuar. Mas a minha mãe me incentivava para eu terminar o curso de inglês que eu cursava na Cultura Inglesa porque ela pensava que dar aula de inglês poderia ser uma segunda opção de trabalho. Na época, eu não pensava, nem de longe, em ser professora, mas minha mãe estava “prevendo o futuro”.
 
O meu primeiro vestibular foi para Comunicação Social. Não passei. No ano seguinte, fiz o vestibular para Administração de Empresas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) porque era um curso mais amplo e eu poderia futuramente me especializar em Marketing. Essa era a ideia e acabei fazendo isso. Formei em Administração, fui para o mercado de trabalho, passei por grandes empresas, fiz MBA em Marketing, mas era muito infeliz na minha profissão de administradora. Nesta época, quis mudar de carreira, mas fazer o quê? Foi então que eu me lembrei de que gostava de ensinar inglês. Fui monitora na Cultura Inglesa por três anos, dei aula num cursinho de inglês de pequeno porte, fui professora voluntária na comunidade, e esta era toda a minha experiência. Apesar da pouca experiência, eu lecionava com muito coração.

Minha História

Então, antes de decidir mudar de área de trabalho e de estilo de vida, resolvi fazer algumas disciplinas isoladas na graduação do curso de Letras da UFMG para ter certeza se era isso mesmo o que eu queria fazer. Depois de muita conversa, lágrimas e cálculos, saí da empresa em que trabalhava e fui começar do zero, literalmente. Como eu desejava fazer um mestrado em linguística, fiz algumas disciplinas isoladas na pós-graduação da UFMG e avisava a todos os colegas que eu precisava trabalhar, e muitos sabiam que eu era administradora. Foi aí que um colega, cansado de tentar dar aula num cursinho preparatório para prova na área da administração, me indicou. Este foi o momento em que foi plantada a semente que um dia germinaria no Inglês para Prova®.
 
O curso preparatório era para ANPAD, e a experiência funcionou muito bem porque eu tinha duas coisas a meu favor: experiência na área da administração e conhecimento da língua inglesa. E, assim, fui fazer o mestrado em linguística, depois o curso de Letras, um caminho inverso, mas fui seguindo a direção do vento. E hoje, quando olho para trás e ligo os pontos, como uma vez disse Steve Jobs, penso que está tudo certo. A estrada era essa mesma que eu tinha que trilhar, mesmo que para os olhos externos parecesse algo estranho. Aliás, quando resolvi mudar de carreira, uns me chamavam de “louca”, outros de “corajosa”. O que sei é que hoje sou professora com muito orgulho e feliz na profissão porque descobri que fazer o que a gente ama é a nossa maior conquista.

​​​​​​​ Certificados

​​​​​​​ Publicações

TOEFL – Test of English as a Foreign Language


TOEIC – Test of English for International Communication


FCE – First Certificate in English – University of Cambridge

​​​​​​​

Eurocentres Certificate of English – Cambridge